terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Tecnomacumba


Senhora das chuvas de junho
Senhora de tudo dentro de min 
Rainha dos raios 
Rainha dos raios 
Rainha dos raios 
Tempo Bom, Tempo Ruim 

Eu sou o céu para as tuas tempestades
Céu partido ao meio no meio da tarde
Eu sou o céu para as tuas tempestades 


"Eu sou o céu para as tuas tempestades"... Quem teria a intimidade suficiente com uma divindade para poder dizer tal frase? E olhe que estou falando de um Deusa pagã, cuja raiz se encontra na profundeza dos sentimentos humanos e da própria natureza... Conheço alguém que pode fazer isso com a destreza de uma sacerdotisa das antigas; o seu nome iniciático é Rita Ribeiro


   Esse é só um exemplo da intimidade que ela pode conquistar. Ela se mostra íntima com a música, com os  Deuses, Orixás, pessoas, fãs... súditos.
   Rita Ribeiro é uma maranhense que com sua voz limpa e sem excessos conquistou não só meu coração, mas o de muitas outras pessoas. Dentre elas está o ilustre "desconhecido" cantor Caetano Veloso, compositor de Iansã, letra lindíssima que inicia este texto.
   Em seu currículo ela trás uma variação de trabalho de enobrecem ainda mais o seu talento e predicados. Deem uma olhada em sua discografia...  
  Em seu quarto trabalho, Tecnomacumba, ela conseguiu mesclar pontos de umbanda com músicas populares que se aproximavam ou faziam menção aos orixás... É um verdadeiro exemplo da cultura musical brasileira. Ok, explicar trabalho de tal grandeza é difícil de fazer, o melhor mesmo é ouvir. Tenho aqui dois exemplos:



   Conheci este trabalho há alguns anos e agradeço muito ao meu amigo Mario Daniel (Mardan) por isso...
   Passei por momentos difíceis em minha vida, e posso garantir que num deles o álbum Tecnomacumba me ajudou e muito. Não estou falando de autoajuda barata e sim de uma energia verdadeira e simples que só a musica pode transmitir, independente de religião ou estilo! 
   Tive ainda o privilégio de assisti-la a tempo e ao vivo no ano passado em BSB e posso garantir... FOI O MELHOR SHOW DA MINHA VIDA!




  Infelizmente não posso falar que Rita ribeiro mudou a minha vida... Porque ela ainda continua a mudá-la a cada vez que uma de suas musicas é tocada !!!
   Então, parra terminar esta postagem vou citar uma frase dita por ela no seu CD/DVD Tecnomacumba: "Minha religião é a música e é pra ela que eu bato cabeça..." 
Eparrei Dona Iansã e Salve Rita Ribeiro...
   

2 comentários:

  1. Meu amor, esse foi O show, quero muito poder ver de novo. A melhor parte, ela te dando uma rosa e te reconhecendo no camarim depois como o "boca de cena" dela. Muito linda, iluminada e chique essa mulher, sou apaixonado.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Proximo show quero ir! Ela é maravilhosa e as musicas mexem comigo. É dificil alguem escuta-las e permanecer completamente inerte, pois causam grande desconforto ou imensa paixão..
    Beijos, amo você!

    ResponderExcluir